domingo, 6 de novembro de 2011

Quando a carga pode comprometer a segurança do veículo

A carga transportada poderá transformar-se em uma condição adversa, comprometendo a segurança
A carga transportada poderá transformar-se em uma condição adversa, comprometendo a segurança
No transporte de cargas em geral ou em qualquer situação que obrigue o condutor a dirigir transportando objetos, a carga transportada poderá transformar-se em uma condição adversa, comprometendo a segurança.
As causas mais comuns de acidentes provocados pela carga são: carga mal distribuída, mal embalada ou acondicionada inadequadamente. Falha na imobilização e amarração dos volumes dentro do compartimento de cargas. Desconhecimento do tipo de carga e das suas características.
Sempre que transportar cargas, o condutor deve observar os seguintes pontos: o volume e o peso devem ser compatíveis com a capacidade do veículo. Não transportar passageiros nos compartimentos da carga ou vice-versa. Certificar-se de que a carga está imobilizada e bem acondicionada. Aproveitar as paradas para conferir as condições da carga.
Motocicletas – Cuidados Adicionais
Em motos, deve-se redobrar os cuidados, pois as condições da carga afetam mais diretamente a segurança.
O peso, o volume e a posição da carga alteram significativamente o comportamento da motocicleta nas acelerações, frenagens e curvas.
As principais causas de acidentes em motocicletas, provocados pela carga são: compartimento de carga em mau estado ou mal fixado à motocicleta, carga muito volumosa ou muito pesada para a moto. Carga mal colocada ou mal distribuída pode causar vibrações e oscilações na moto.
Recomendações de segurança para motos: certificar-se de que o compartimento de carga (se houver) está bem instalado. Quanto mais alta for colocada a carga, maior o desequilíbrio que irá causar a moto. Algumas motos podem ser equipadas com sacolas laterais, nas quais a carga deverá ser igualmente distribuída. Transportar cargas maiores exige experiência, não se arrisque.
Você pode fazer um trânsito melhor. Use estas dicas e torne a sua vida e a dos demais usuários do trânsito mais segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário