domingo, 6 de novembro de 2011

Estudantes participam da 1a blitz, campanha de educação e conscientização no trânsito em parceria com a autoescola Brasil, em 10/07/2009.

Postada: sexta-feira, julho 10, 2009
educacao-e-seguranca-no-transito-09-07-2009-fots-genilson-pessanha-48
A Campanha de Sensibilização e Segurança no Trânsito dominou a praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, nesta quinta-feira (09/07), contando com a participação de cerca de 100 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Quissamã. Marcações viárias, placas de advertência e regras de circulação transformaram a aparência geral da praça num palco da 1ª Blitz de Educação e Conscientização de Trânsito no município.
O evento é uma parceria entre a Prefeitura e a Auto-Escola Brasil, visando conscientizar as pessoas sobre as obrigações no trânsito e minimizar os índices de acidentes no município. “O trânsito em Quissamã é problemático e estamos trabalhando para que os estudantes sejam multiplicadores de regras corretas para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, disse a chefe do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Eunice Azeredo da Silva, ressaltando a importância da campanha.
Segundo o diretor geral da Auto-Escola Brasil, Ricardo Rangel, a praça simulou uma mini-cidade, onde as regras do trânsito foram seguidas de forma correta. “Queremos passar às crianças e aos jovens o que é certo e que nem sempre acontece no trânsito municipal”, destacou.
Acidentes  — Os erros no trânsito têm causado muitos acidentes e até casos fatais nas ruas de Quissamã. De acordo com dados da Guarda Municipal, há uma média de 15 acidentes por mês no município. “Deste total, 10 envolvem motocicletas e o restante está relacionado a veículos de passeio”, disse o Inspetor de Trânsito, Luís Carlos de Souza, explicando que os motociclistas são orientados para usarem capacete e não conduzirem crianças na garupa. O guarda municipal ressaltou, ainda, que as três instituições – Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil – estão unidas no sentido de orientar a população sobre as leis de tráfego.
“Nossa preocupação é com a violência no trânsito, direção alcoolizada e com o motorista sem habilitação”, resumiu o delegado titular da 130ª Delegacia de Polícia Civil, Marcos Peralta, ressaltando que o desenvolvimento do município pode causar problemas ainda maiores ao trânsito, justamente em função do aumento demográfico. “Por tudo isso ,vejo com bons olhos a iniciativa da sociedade civil organizada de prevenir e educar”, destacou.
A educação estimula positivamente os alunos. O estudante do 1º ano do Colégio Estadual Visconde de Quissamã, Maycon de Souza Freitas, apresentou um trabalho desenvolvido por sua turma sobre educação para o trânsito, com vídeos, cartazes e maquete. “De cerca forma, este trabalho provocou uma mudança no meu comportamento em relação ao trânsito. Não dá mais para ser imprudente”, garantiu.
Pesquisa — Vídeos, cartazes, sinalização fizeram parte do evento durante toda a tarde. Alguns alunos fizeram uma pesquisa com pedestres, que deveriam responder a 20 questões envolvendo as suas atitudes no trânsito, se dirigem motos ou carros, se têm habilitação; se andam de bicicleta, casos de envolvimento em acidentes, entre outras indagações.
Os alunos também puderam colocar sugestões e dúvidas numa urna que foi aberta nesta sexta-feira (10/07), durante debate com autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Delegacia Legal, Polícia Militar e estudantes.

2 comentários:

  1. o sr prefeito desta cidade (quissamã)quer ir a radio ultra fm dizer que esta reportagem é mentirosa, veja a quanto tempo eu , Ricardo Brasil, faço este trabalho, sr Armando? ir a radio ultra fm dizer que a autoescola não tem documento para trabalhar, foi uma grande mentira! porque o documento que falta é o alvará, que foi pedido em 31/08/2011, tempo mais que suficiente para ser emitido, outra mentira, a 3a blitz, foi solicitada em 09/09/2011, e não 05 dias antes do evento como foi dito em uma radio local, e o evento da 3a blitz, foi realizado em 22/09/2011, e as 10 h. da manha do dia 22/09/2011,(Enquanto centenas de Crianças estavam presentes) chegou um comunicado sem assinatura, dizendo que o evento não foi autorizado, a guarda municipal estava presente, a p.m. também, assim como os depósitos de lixo, para que ensinássemos as crianças a proteger o meio ambiente,já estavam na praça, "isto é uma verdadeira desorganização" vergonha!!!

    Ricardo Brasil

    PROPRIETARIO DA AUTOESCOLA BRASIL.

    ResponderExcluir
  2. veja os uniforme das crianças, feito pela Autoescola Brasil, a faixa da 1a blitz ao fundo, a guarda, isto é uma covardia com a população e as crianças, o transito "mata" nossos filhos, irmãos, pais, amigos, séra que o sr. e a sra, não enxergam?

    RICARDO BRASIL

    ResponderExcluir